por Luiz Otávio Guimarães
Mas a áfrica do sul não é só Johanesburgo. Tem também uma das cidades mais bonita do mundo (não só em minha opinião), que é Cape Town, ou em português, Cidade do Cabo. Obviamente, a Cidade do Cabo não é famosa somente por causa do cabo da boa esperança (Cape Good Hope Cape). É incrível a quantidade de belezas naturais existente nessa cidade.
Quando falo de Cape Town sempre faço uma analogia com o Rio de Janeiro, diferenciando que em Cape Town as favelas ficam longe do centro da cidade, não ficam nos morros. A Cidade tem grandes vias para escoamento do transito, mas ainda existem engarrafamentos. Tem uma noite super tranquila em termos de segurança publica e boates super agitadas. Infelizmente, as negras de lá não sabem sambar e também não e possível encontrar um bar em cada esquina como no Rio de Janeiro.
Em 2007, o Aeroporto de Cape Town já estava em reforma para a copa de 2010. Naquela época era um aeroporto pequeno mesmo ou pelo menos aparentemente pequeno, comparado com o de Manaus. Mesmo assim tinha um fluxo de voos domésticos maior que o nosso devido o potencial turístico. Fico sempre pensando quando vamos iniciar as obras no nosso Eduardo Gomes, já que hoje nem conseguimos dar conta de toda a carga que chega pra Zona Franca de Manaus, imagine como queremos receber os visitantes da copa de 2014. Por favor, isso não é uma crítica e sim um alerta!
Ao contrario de Jo´burg, Cape Town impressiona não pelo tamanho, mas pela beleza. Era possível notar as ruas largas, os carros imponentes e as obras para receber a copa do mundo. Engraçado, é impossível pra mim não comparar com a nossa oportunidade de sediar a copa. A cidade de Cape Town construiu o estádio deles em 2 anos e meio. Dessa forma ainda acho que temos tempo de aprontar o Vivaldão ou a Arena Amazônia ou sei lá como vai se chamar.
Lembra da estória do Boi? Hoje estamos comendo o Filé do Boi. Cape Town tem diversão para todos os gostos. Praias com águas geladas, mas com grandes ondas para surf. Uma rota de produção de vinhos sul africanos conhecida como Garden Route, mas que devia mesmo se chamar WINE ROUTE. O visitante para nessas fazendas pra conhecer a produção de vinhos e sai de lá completamente bêbado de tanta amostra grátis.
E lá que o “vento faz a curva” temos o famoso Cabo da Boa Esperança, que antes era conhecido como Cabo das Tormentas. A viagem dura cerca de 40 minutos e a paisagem é maravilhosa. É possível ver babuínos, avestruz, golfinhos, baleias e se tiver sorte ate pingüim.
Mas se não viu pingüim em CAPE POINT pode fazer a “curva do vento” e dirigir mais 50 minutos ate Simons Town. Lá é uma cidade base militar da marinha da Africa do Sul. Cidade super pacata. Eu moraria ali sem medo de ser feliz. Mas se mesmo assim o visitante não conseguir ver nenhuma baleia e nem pingüim, pode dirigir mais um pouco ate Hermanus onde tem um vista maravilhosa para o horizonte. Essa vista dá impressão que você chegou no fim do mundo e consegue ver onde o céu e o mar se encontram. Surreal!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário