De cara fiquei surpreso ao tomar conhecimento de que o projeto havia sido alterado. Sinceramente pensei que a atual administração municipal iria dar continuidade ao projeto original. Mas vamos levar em consideração que fosse verificada a real necessidade da mudança. Nesse caso, a lógica seria que a mudança (ou as mudanças) viesse proporcionar melhorias ao projeto anterior. Concordam? Acho que os técnicos de Amazonino não pensam dessa forma.
Se realmente o projeto em execução for o apresentado pelo engenheiro amigo do Serafim e postado em seu blog a obra trará novos problemas ao trânsito. Evidente que ela terá seus pontos positivos, mas a dor de cabeça continuará neste trecho para os motoristas dependendo do traslado que pretendam realizar.
Fico pensando quem seriam os responsáveis pela fiscalização e autorização de obras como essa. Fico me questionando: quem é que aprovou esse projeto e suas mudanças? A própria prefeitura de Manaus? Se assim for, é mais fácil acreditar que valerá a vontade do mandatário (e em muitos casos sem questionamentos dos técnicos). Se for a Câmara Municipal de Manaus, acreditando-se na independência do poder, podemos crer que deve ter havido negligência. Sinceramente não sei, mas gostaria de saber.
Espero que o engenheiro amigo do ex-prefeito Serafim Correa esteja equivocado, pois se assim não for, os problemas de trânsito nas esquinas em comento terão novos problemas. Lamentável!
Segue abaixo a postagem do blogdosarafa. Confiram!
-------------------------------------------------------------------------------------------------
VAMOS COMPARAR
publicado no blogdosarafa.com.br
Recebi de um engenheiro amigo um estudo em que compara o projeto que deixei pronto para resolver o eterno engarrafamento do cruzamento da Efigênio Sales com Umberto Calderaro, antiga Paraíba, com o projeto que está sendo implantado pela atual administração. Veja as fotos e as explicações e tire suas conclusões.
Veja como seria o projeto do Prefeito Serafim:
Veja como seria o projeto do Prefeito Serafim:

a) O motorista que seguisse pela Umberto Calderaro poderia seguir no mesmo nível para o Parque Dez, fazer conversão à direita no sentido da Bola do Coroado e à esquerda no sentido do Viaduto Miguel Arraes. Quem saísse do Posto Tupinambá pelo lado da Umberto Calderaro teria essa mesma liberdade nos três sentidos;
b) Quem trafegasse pela Efigênio no sentido Bola do Coroado - Viaduto Miguel Arraes poderia retornar no cruzamento (no mesmo nível) e voltar à Bola do Coroado, seguir direto através da passagem subterrânea (e não de nível, pois só é passagem de nível quando está no mesmo nível e cruza com linha de trem) ou fazer conversão à direita no sentido do Parque Dez;
c) No sentido Viaduto Miguel Arraes – Bola do Coroado o motorista poderia retornar no cruzamento (no mesmo nível) e voltar no sentido do Amazonas Shopping ou seguir direto pela passagem subterrânea até a Bola do Coroado. Nesse mesmo sentido, para seguir em direção ao Parque Dez, teria que entrar antes à direita na Rua Stênio Neves, seguir até a Umberto Calderaro e descer em direção ao Parque Dez. Quem saísse do Posto Tupinambá pela Efigênio Sales poderia retornar (no mesmo nível) no cruzamento e voltar em direção ao Amazonas Shopping.
Veja como ficou o projeto do Prefeito Amazonino:
b) Quem trafegasse pela Efigênio no sentido Bola do Coroado - Viaduto Miguel Arraes poderia retornar no cruzamento (no mesmo nível) e voltar à Bola do Coroado, seguir direto através da passagem subterrânea (e não de nível, pois só é passagem de nível quando está no mesmo nível e cruza com linha de trem) ou fazer conversão à direita no sentido do Parque Dez;
c) No sentido Viaduto Miguel Arraes – Bola do Coroado o motorista poderia retornar no cruzamento (no mesmo nível) e voltar no sentido do Amazonas Shopping ou seguir direto pela passagem subterrânea até a Bola do Coroado. Nesse mesmo sentido, para seguir em direção ao Parque Dez, teria que entrar antes à direita na Rua Stênio Neves, seguir até a Umberto Calderaro e descer em direção ao Parque Dez. Quem saísse do Posto Tupinambá pela Efigênio Sales poderia retornar (no mesmo nível) no cruzamento e voltar em direção ao Amazonas Shopping.
Veja como ficou o projeto do Prefeito Amazonino:

a) O motorista que descer pela Umberto Calderaro poderá ir ao Parque Dez passando direto por baixo da passagem subterrânea, fazer conversão à direita no sentido da Bola do Coroado e fazer conversão à esquerda no sentido do Viaduto Miguel Arraes, não sem antes seguir até o passeio do Mindú, fazer retorno à esquerda através de uma alça, voltar pelo contra fluxo da Umberto Calderaro e então dobrar à direita no sentido do Viaduto Miguel Arraes;
b) Quem trafegar no sentido Bola do Coroado - Viaduto Miguel Arraes poderá seguir em frente no mesmo nível, dobrar à direita no sentido do Parque Dez ou retornar à Bola do Coroado seguindo direto até a Rua Adelson Veras, primeira rua à direita depois do Viaduto Miguel Arraes, ir até a Av. Mario Ypiranga, subir o Viaduto Miguel Arraes à esquerda e seguir direto em direção à Bola do Coroado;
c) No sentido Viaduto Miguel Arraes – Bola do Coroado o motorista poderá seguir direto no mesmo nível até a Bola do Coroado. Se quiser retornar deverá seguir direto até a Av. Via Láctea no Conjunto Adrianópolis, seguir por ela, dobrar na primeira rua à direita, seguir sempre à direita até chegar na Umberto Calderaro, passar por baixo da passagem subterrânea, retornar na alça do Mindú e então dobrar à direita na Efigênio Sales em direção ao Amazonas Shopping. O mesmo trajeto pode ser feito para acessar o Bairro Parque Dez passando direto por baixo da passagem subterrânea.
d) Quem sair do Posto Tupinambá e quiser ir ao Parque Dez pelo lado da Umberto Calderaro terá que se espremer lá no canto do posto e tentar cortar o tráfego para acessar a passagem subterrânea. Se quiser seguir em direção ao Amazonas Shopping terá que fazer o mesmo procedimento anterior, retornar na alça do Mindú, voltar no contra fluxo e dobrar à direita na Efigênio Sales.
b) Quem trafegar no sentido Bola do Coroado - Viaduto Miguel Arraes poderá seguir em frente no mesmo nível, dobrar à direita no sentido do Parque Dez ou retornar à Bola do Coroado seguindo direto até a Rua Adelson Veras, primeira rua à direita depois do Viaduto Miguel Arraes, ir até a Av. Mario Ypiranga, subir o Viaduto Miguel Arraes à esquerda e seguir direto em direção à Bola do Coroado;
c) No sentido Viaduto Miguel Arraes – Bola do Coroado o motorista poderá seguir direto no mesmo nível até a Bola do Coroado. Se quiser retornar deverá seguir direto até a Av. Via Láctea no Conjunto Adrianópolis, seguir por ela, dobrar na primeira rua à direita, seguir sempre à direita até chegar na Umberto Calderaro, passar por baixo da passagem subterrânea, retornar na alça do Mindú e então dobrar à direita na Efigênio Sales em direção ao Amazonas Shopping. O mesmo trajeto pode ser feito para acessar o Bairro Parque Dez passando direto por baixo da passagem subterrânea.
d) Quem sair do Posto Tupinambá e quiser ir ao Parque Dez pelo lado da Umberto Calderaro terá que se espremer lá no canto do posto e tentar cortar o tráfego para acessar a passagem subterrânea. Se quiser seguir em direção ao Amazonas Shopping terá que fazer o mesmo procedimento anterior, retornar na alça do Mindú, voltar no contra fluxo e dobrar à direita na Efigênio Sales.
Nenhum comentário:
Postar um comentário