quinta-feira, 13 de agosto de 2009

DEMOCRACIA E OPINIÕES

DEMOCRATIZAR O PODER

Durante uma troca de e-mails com amigos, onde discutíamos os fatos políticos locais e nacionais, me deparei com opiniões interessantes as quais compartilho aqui. Como o espaço é democrático os reproduzo na integra. Tudo começou quando se analisava a busca incansável pelo poder e por reeleições.


Por que não democratizar o poder? Vamos dar chances de todos chegaram lá e evitar os vícios de quem permanece por muito tempo no poder. Nós somos os culpados pelo nascimento de "coronéis".


“Não sou a favor que seja proibida a reeleição. Sou a favor sim que eles concorram e que o povo (no meu sonho idílico) não votasse nos antigos como resposta de uma má administração. Sou a favor do rodízio do poder, da manutenção da democracia através da rotatividade de representantes (desde que não sejam vinculados aos antigos) e não como ocorre hoje. Quero que os políticos sintam o que e pegar ônibus, enviar currículos, ter taxa de água e luz que nunca chegam ao invés de tentar se profissionalizar na vida publica, gerando o vicio que temos hoje na política e estendendo os tentáculos. E necessário que o povo concorra para a promoção da democracia e para a posse desses cargos e não só a elite, pois é a única maneira de fazer isso e não reelegendo na urna. Algumas pessoas vão alegar que é necessária a experiência na carreira publica. Já temos o resultado dessas experiências. São elas: o nepotismo, a corrupção, o favorecimento e etc. Tudo isso é possível de ocorrer também na situação que proponho, não e verdade ? Sim, mas mesmo assim o poder e o dinheiro estariam circulando em vários grupos na pior das hipóteses.O que e nocivo é alimentar um sistema de serventia e '" coronelismo".Como pode um político representar o povo, se as condições de vida, são completamente diferentes do que o povo tem? Como ele pode entender minhas dificuldades se nunca viveu tal situação. Acredito no democracia, acredito nas instituições democráticas. Infelizmente não acredito na maioria das pessoas que estão La nesse momento. Concordo com a frase/slogan: Faça o político da sua cidade trabalhar, na próxima eleição não vote nele.”


“A democratização do poder é o melhor caminho. Isso é a democracia participativa. Na democracia representativa o povo é dirigido e representado por intermediários - os membros do legislativo: vereadores, deputados, senadores e membros do poder executivo. São eles que em nome do povo e autorizados pelo povo pensam, aprovam e executam aquilo que é do interesse do povo. Na democracia direta ou participativa não tem intermediários ou pelo menos os poderes dos intermediários são limitados e dá-se ao povo o poder direto de decidir e implementar ações. São exemplos de mecanismos de democracia direta ou participativa: o orçamento participativo, o plano diretor comunitário, a transparência das contas, os conselhos de educação, saúde e outros, alguns consórcios etc. O problema é que os mecanismos existentes hoje no Brasil de democracia direta muitas vezes já foram pensados para não funcionar. Por exemplo, algumas cidades afirmam que tem orçamento participativo, mas na verdade menos de 3% do total do orçamento da cidade foi definido pela população de forma direta. Outras vezes quando se criam assembléias ou comitês gestores para a participação da sociedade civil os membros são ligados a sindicatos que são ligados a partidos e lideranças políticos e a população normal acaba se afastando. Fato existente ainda é o indicio de empresas multinacionais que cooptam as lideranças comunitárias para votarem a seu favor e não a favor da comunidade. Enfim os problemas são vários.”


“Não a Anarquia. Sim à organização e democratização do poder.”


“Antes eu era bastante preconceituoso com esses sistemas de democracia direta, mas hoje vejo que o conceito é bom, o difícil é encontrar exemplos e mecanismos que sejam eficazes. E sei que eles existem. Meu desafio é saber onde. Uma boa experiência que vi é o movimento "como vamos bogotá?”que hoje tenta ser copiado pelo "movimento nossa são paulo". Os dois tem sites na internet e são iniciativas muito boas.”


“No Texas (EUA) o Secretário de Estado pode ser de um partido e o governador do outro. Aparentemente, isso tende a enfraquecer o governador e não deixa muito poder na mão de uma só pessoa. Outro cargo eletivo é o de juiz. Parece algo muito longe de ocorrer aqui no Brasil, pois nem o direito de escolha dos diretores das escolas públicas nos é concedido.”


“Gostei muito da novidade (candidatura da Marina Silva pelo Partido Verde à Presidência da República) e torço para que essa nova vertente seja integrada na campanha de 2010. Admito que chance de vitória não existe, mas realmente trás o debate pro século XXI e não só em torno de estrada, petróleo, pontes, produção de carros e motos. Seria uma oportunidade de ver até onde o brasileiro se preocupa com isso. Hoje, isso não é possível de ser percebido nas pesquisas eleitorais, pelo menos não antes de Marina. Porém, sabe-se que existem espaços, a prova disso é o eleitorado jovem e as votações de Soninha em São Paulo e Gabeira no RJ.”


“Só sei que esse papo de Marina reanimou o Serra que andava preocupado com o crescimento de Dilma (...). Serra andava pendendo a ser candidato a reeleição e deixar o Aécio tentar a sorte, mas agora com essa história de Sarney e Marina ele tá de novo todo animadinho.”

2 comentários:

Unknown disse...

Meu amigo...você omitiu uma parte importantíssima na última frase....

Zé Jorge disse...

Qual???