Reunião entre Patrícia Amorim e Ricardo Teixeira nesta segunda encerra polêmica.
A  entidade também apontou Guarani e Internacional como vice-campeões  nacionais de 1987. A decisão foi comunicada pelo presidente Ricardo  Teixeira a presidente do Flamengo Patrícia Amorim em encontro que  aconteceu nesta segunda-feira, na sede da entidade. A reunião também  contou com as presenças do presidente da Federação de Futebol do Estado  do Rio de Janeiro Rubens Lopes e de diretores do Flamengo.
Com a  resolução, o clube da Gávea passa a ser considerada, oficialmente,  hexacampeão brasileiro, com as conquistas de 1980, 1982, 1983, 1987,  1992 e 2009. "Esse é um dia histórico para o Flamengo. Quero homenagear  todos os jogadores da campanha de 87 e o técnico Carlinhos. Vocês são  agora os legítimos campeões de 87, e o Flamengo tem de direito seis  títulos de campeão brasileiro", afirmou a presidente do Flamengo.
 A  decisão da CBF acontece poucos meses depois da entidade reconhecer os  títulos da Taça Brasil e do Torneio Roberto Gomes Pedrosa, conquistados  por Santos, Palmeiras, Cruzeiro, Fluminense e Bahia, como conquistas de  títulos brasileiros. E há uma semana o São Paulo recebeu a Taça das  Bolinhas, oferecida pela Caixa Econômica Federal ao primeiro clube a  conquistar cinco títulos do Campeonato Brasileiro - o Flamengo defende  que deveria ter recebido o troféu após o título de 1992.
Em 1987,  a CBF enfrentava problemas financeiros e os principais clubes do País  criaram uma liga para organizar o Campeonato Brasileiro com o nome de  Copa União com a presença de 16 times. Posteriormente, a CBF passou a  denominar esta disputa como Módulo Verde e criou o Módulo Amarelo da  Copa União com clubes que não participavam da elite do futebol nacional.
Além  disso, a entidade definiu que os dois melhores times de cada módulo  teriam que se enfrentar para definir o campeão brasileiro de 1987.  Flamengo e Internacional, porém, se recusaram a enfrentar Sport Recife e  Guarani. Assim, a CBF organizou um confronto entre o time pernambucano e  o paulista. Vencedor, a equipe de Recife foi apontada como campeã  brasileira e ambas foram indicadas como representantes do País na  Libertadores de 1988.
Desde então, o Flamengo tenta, sem sucesso,  ter o seu título reconhecido. Em dezembro, inclusive, a polêmica causou  troca de farpas entre Ricardo Teixeira e Patrícia Amorim. Agora, porém,  o impasse foi resolvido com a homologação do título brasileiro de 1987  do clube carioca.
Fonte: Jornal Diário do Amazonas 

Nenhum comentário:
Postar um comentário