quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Gitinhas do Blog

- A quantidade de acidentes com motos no trânsito de Manaus é muito grande. Imprudência, atos inconsequentes e o não cumprimento das leis do trânsito são os principais motivos de tantos acidentes. Cabe ao poder público fiscalizar e punir com maior rigor os motoristas e motociclistas irresponsáveis que colocam vidas em risco. 

Registros de roubos de veículos tiveram aumento de 142% entre 2009 e 2010 no Amazonas, segundo levantamento da 5ª Edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado ontem pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Em 2009, o Estado teve 1.903 veículos roubados e, no ano seguinte, atingiu a marca de 4.706 registros nas delegacias. A taxa de roubos de veículos no Amazonas era a segunda maior do País em 2010, ficando atrás apenas do Estado de São Paulo. (Fonte: Jornal Diário do Amazonas). 

- Apesar dos altos investimentos em segurança pública realizado pelo governo do Amazonas, a sensação de insegurança é latente em Manaus. Mais policiais nas ruas são necessários. À curtíssimo prazo, ações mais constantes como barreiras policiais nas principais vias e rondas intermitentes nos bairros da cidade com todo o aparato policial disponível podem intimidar a bandidagem cada vez mais ousada, violenta e certa da impunidade. A valorização do profissional de segurança pública também é importante, garantindo-lhes melhores salários e condições dignas de trabalho. Cada vez mais se vê casas com cercas elétricas e grandes muros. O cidadão de bem se tranca enquanto o bandido atua livremente sem problemas . 

- Fiquei surpreso ao constatar que muitos manauras só tiveram o interesse ou a oportunidade de conhecer os municípios de Iranduba, Manacapuru e Novo Airão após a inauguração da Ponte Rio Negro. Acredito que a travessia do rio por balsa intimidava o passeio turístico. O momento é oportuno a estas cidades para o desenvolvimento do turismo, do comércio e prestação de serviços. Estabelecimentos que ofereçam os famosos e deliciosos cafés da manhã regional; pesca esportiva; trilhas nas selvas para bicicleteiros, motoqueiros e pedestres e restaurantes com culinária regional , por exemplo, podem ser excelentes nichos a serem explorados. Os poderes estadual e municipal devem formatar projetos e planos de ação nas áreas social, de trabalho, infraestrutura e turismo para que haja um crescimento e desenvolvimento organizado destes municípios. 

Nenhum comentário: