sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Pesquisa mostra que mercadorias chegam a custar quatro vezes mais no Brasil que no exterior


Por Andréa Machado
Com exatos R$ 37.500 (ou US$ 21.845) dá para comprar um carro completíssimo, potente e sonho de consumo de muita gente como o Hyundai Santa Fe? Claro! Nos Estados Unidos. No Brasil, o mesmo automóvel custa cerca de R$ 119 mil (US$ 69.310), ou seja, quase quatro vezes mais. Uma pesquisa feita pela RC Consultores, a pedido do Movimento Brasil Eficiente, mostra que brasileiros têm que desembolsar muito mais dinheiro do que americanos, australianos, franceses, sul-africanos e britânicos para comprar certos produtos. Dos 29 itens analisados, apenas oito ficaram, no Brasil, abaixo da média de preços apurados no conjunto de países: máquina de lavar, calça jeans de loja de departamento, jornal, xampu, leite, açúcar, café e cerveja.
— Um dos principais motivos (para os altos preços) é a elevada carga tributária que prejudica, principalmente, as cadeias de produção mais longas, aquelas em que a elaboração de produto final, como um carro, requer várias etapas de produção e envolve diversos segmentos da economia — disse o economista Fabio Silveira, Sócio da RC Consultores.
Um dos produtos comparados com maior diferença de preços foi o iPhone 4. No Brasil, ele é encontrado por cerca de R$ 2.275 (US$ 1.323). Nos Estados Unidos, custa o equivalente a R$ 514 (US$ 299).
Tributo ainda maior
Carros importados, como o Santa Fe, vão ficar ainda mais caros. O governo anunciou medida que aumenta em até 28% o preço dos carros fabricados por empresas sem unidades no país. O Ministério da Fazenda subiu em 30 pontos percentuais a alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), até dezembro de 2012, para veículos de fabricantes com menos de 65% da produção no país. Nos carros de até mil cilindradas, o imposto sobe de 7% para 37%


Fonte:http://extra.globo.com/noticias/economia/pesquisa-mostra-que-mercadorias-chegam-custar-quatro-vezes-mais-no-brasil-que-no-exterior-2630655.html

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