quarta-feira, 25 de março de 2009

AÉCIO É O 1º EM RANKING DE GOVERNADORES, E SERRA, O 5º.

Aécio é o 1º em ranking de governadores, e Serra, o 5º

O instituto Datafolha ouviu 10.664 eleitores em nove Estados e no Distrito Federal. O objetivo era avaliar a atuação dos governadores e a sua popularidade. A margem de erros é de dois pontos, para mais e para menos, em São Paulo, três pontos nos demais Estados e quatro pontos no Distrito Federal.
Infelizmente a pesquisa não foi realizada no estado do Amazonas, mas, pelo que se percebe, o Governador Eduardo Braga aparece “bem na foto”. Segue abaixo resumo da matéria publicada no site de notícias Ultimo Segundo, da IG, em 25/03/2009.

Em seu segundo mandato à frente do governo de Minas, o tucano Aécio Neves mantém-se na liderança do ranking de avaliação dos governadores elaborada pelo instituto Datafolha. Aécio tem nota 7,6 numa escala de zero a dez. Hoje líder na corrida pela Presidência, Serra obteve média 6,6 na pesquisa, realizada entre os dias 16 e 19 de março e publicada nesta quarta-feira pelo jornal “Folha de S. Paulo”.

Assim como Serra, o governador do Paraná, Roberto Requião (PMDB), tem nota média de 6,6. Requião, no entanto, ganha no índice de popularidade, adotado como critério de desempate. Além disso, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB) saltou de quarto para o segundo lugar. A taxa de aprovação subiu de 40% para 56%. Antes em segundo lugar -com média 6,6- o governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), é agora o terceiro, com nota 6,9.

O governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda (DEM), passou da nona colocação em 2007 para o sexto lugar de hoje. Embora o governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), permaneça em sétimo lugar, a pesquisa registra crescimento da taxa de aprovação de seu governo: de 30% para 44%.

Os peemedebistas Luiz Henrique Silveira (SC) e Sérgio Cabral Filho (RJ) sofreram queda. Antes na sexta colocação, o governador de Santa Catarina está em oitavo no ranking. Principal aliado do PT no Sudeste, Sérgio Cabral está em nono. A tucana Yeda Crusius ainda amarga a última colocação.

Apesar da confortável liderança -e um índice de aprovação de 77%- Aécio teria hoje dificuldades de eleger um sucessor. Até a divulgação do último Datafolha, a popularidade de Aécio em Minas era encarada como ameaça para os defensores da candidatura Serra. Aliados de Serra temiam que sua candidatura fosse objeto de boicote em Minas. Os números do Datafolha -segundo os quais, sem Aécio, Serra tem 40% em Minas- tranquilizaram serristas.

Nenhum comentário: